Saber o que são KPI’s, entendê-los e definir os mais adequados para a sua empresa é fundamental para a construção de um negócio promissor, sustentável e eficiente.
Afinal, é através desses indicadores que você poderá avaliar se a sua empresa está caminhando dentro do esperado, ou se é necessário alterar o percurso das coisas para alcançar seus objetivos.
Pensando nisso, no artigo de hoje vamos explicar o que são KPIs e qual é a importância de acompanhar esses indicadores. Também explicaremos quais são os tipos de KPIs e como escolher os mais adequados para a sua empresa.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura!
O que são KPI’s?
KPI, Key Performance Indicator, ou no bom português Indicador-chave de Performance, é utilizado para analisar se as ações das empresas estão trazendo os resultados esperados, pré-definidos anteriormente e devidamente alinhados com os objetivos do negócio.
O ponto chave para acompanhar os KPIs da empresa é conseguir identificar quais são os mais valiosos para a sua empresa.
Hoje temos uma infinidade de métricas que podem ser acompanhadas para medir os resultados de uma empresa. No entanto, é preciso que você escolha aquelas que estão atreladas aos objetivos e metas da empresa. Do contrário, ao se apegar demais à métricas que não representam o sucesso da sua instituição, você poderá estar focando em algo momentâneo e que não trará o resultado esperado.
Para definir os seus KPIs, é preciso considerar:
- índices;
- metas;
- tolerância.
Vamos entender cada um desses pontos a seguir.
Índices
Os índices consistem em números capazes de avaliar os resultados alcançados pela empresa em um determinado período.
Nessa análise será possível observar se os investimentos que foram realizados naquele período, tanto em tempo quanto em dinheiro, foram capazes de trazer o resultado esperado, por exemplo.
Meta
A meta é definida antes de escolhermos os KPIs. É importante que os indicadores-chave de performance sejam capazes de traduzir a meta em números e facilitar o acompanhamento da performance da empresa rumo ao objetivo definido anteriormente.
Tolerância
Já a tolerância, por sua vez, é peça chave para os casos em que a meta não foi alcançada dentro do limite definido. Quando definimos a tolerância, conseguimos sinalizar as medidas preventivas para evitar maiores problemas, readequar as metas e entender quais fatores fizeram a empresa alcançar essa previsão, mas não a meta estabelecida anteriormente.
Quais são os tipos de indicadores de performance?
Existem hoje três principais tipos de indicadores-chave de performance:
- os indicadores estratégicos;
- os indicadores táticos;
- os indicadores operacionais.
Vamos entender cada um deles a seguir.
Indicadores Estratégicos
Os indicadores considerados estratégicos são aqueles que se relacionam diretamente com os objetivos que foram definidos pela empresa na fase inicial da campanha – muito provavelmente no planejamento.
Um exemplo claro desse tipo de indicador de performance é o faturamento bruto da empresa.
Indicadores Táticos
Quando pensamos nos indicadores táticos, precisamos ter em mente que são os números responsáveis por mostrar se a empresa está perto ou não de atingir os grandes objetivos.
Sabemos que um negócio pode ter objetivos mais simples e mais complexos, a curto, médio ou longo prazo.
Nesse momento é que surgem os indicadores táticos, que serão capazes de nos mostrar se os objetivos maiores estão próximos de serem alcançados.
Um bom exemplo é a adoção de uma análise por canal de vendas, para identificar aqueles que possuem maior faturamento e poder reavaliar os investimentos.
Indicadores Operacionais
Por fim, os indicadores operacionais serão responsáveis por analisar como estão os processos e rotinas da empresa, considerando sempre os indicadores táticos e estratégicos para identificar essa parte operacional.
É um exemplo de indicador operacional a análise do número de profissionais que atuam na área de vendas, ou qual é o tempo gasto pela empresa para gerar um novo lead.
Qual a Diferença Entre KPI e Métrica?
É comum que os conceitos de KPI e métrica se confundam. Muitos acham que esses dois pontos são a mesma coisa – mas não são.
A confusão se dá pelo fato de que uma métrica pode ser um indicador-chave, mas isso não significa que eles sejam a mesma coisa.
Os KPIs são, em suma, um conjunto de indicadores-chave de sucesso que são fundamentais para o crescimento sustentável do seu negócio.
As métricas, por sua vez, são os pontos que serão medidos, de forma mais específica.
Ou seja, podemos dizer que os KPIs são as técnicas necessárias para melhorar os resultados da empresa, ao passo que as métricas são os pequenos passos necessários para alcançar esse resultado geral.
Como definir os KPI’s da sua empresa?
Para conseguir definir os KPIs da sua empresa, é preciso entender quais são os indicadores-chave mais adequados para avaliar o desempenho da sua empresa.
Antes de definir os KPIs da sua empresa, é preciso responder algumas perguntas:
- Qual é o objetivo da sua empresa?
- É possível mensurar o progresso no dia a dia?
- Esse objetivo é tangível?
- Essa meta é realmente relevante para a sua empresa?
- Com quanto tempo é possível alcançar esse objetivo?
Uma vez respondidas essas perguntas, podemos avançar para outros pontos:
- qual é a disponibilidade para mensurar;
- qual é a importância para o crescimento da empresa;
- qual é a relevância para a empresa;
- como esse KPI pode ajudar a realizar escolhas mais inteligentes;
- com qual periodicidade é possível mensurar.
Vamos entender cada um desses pontos a seguir.
Ter disponibilidade para ser mensurado
O primeiro passo é entender a disponibilidade de mensuração do KPI que está definindo.
É fundamental que seja um indicador mensurável, e que possa ser mensurado com periodicidade, para que o acompanhamento do progresso seja eficiente.
Qual é a importância para o crescimento da empresa
Apesar de parecer algo óbvio, é preciso lembrar: o KPI precisa estar atrelado ao crescimento da empresa de alguma forma.
É importante pontuar esse detalhe porque, infelizmente, não é raro encontrarmos gestores que se apegam à indicadores que não estão diretamente ligados às metas e objetivos da empresa.
O segredo para encontrar o KPI ideal para a sua empresa é encontrar aquele que está devidamente alinhado com o seu objetivo, para identificar se a estratégia que está sendo adotada nesse momento está trazendo o resultado esperado ou não.
Qual a relevância para a empresa
Como dito anteriormente, não é raro encontrarmos gestores que acompanham métricas que não representam o real crescimento da empresa.
Com o bum das redes sociais conseguimos identificar isso de forma mais clara. Houve um tempo em que o número de curtidas nas redes sociais era o foco de muitos gestores. No entanto, o quanto esse número significa, de fato, algo para o negócio?
É realmente relevante, ou estamos diante um caso de métrica de vaidade?
Apesar de o número de seguidores e curtidas nas fotos possa ser bom, precisamos entender qual é a relevância e o impacto real desses números para o negócio.
Como esse KPI pode ajudar a realizar escolhas mais inteligentes
O ponto fundamental da gestão e análise de KPIs é saber usá-los de forma estratégica no dia a dia.
Isso significa que, para além de estar ciente dos dados e números, é preciso se atentar a usá-los estrategicamente no dia a dia da empresa, baseando as escolhas do negócio em dados e aumentando assim as chances de sucesso das suas ações de marketing, gestão e vendas, por exemplo.
Com que periodicidade é possível mensurá-lo
Um outro detalhe importantíssimo para a definição de KPIs é saber a periodicidade ideal para mensurá-lo.
É fundamental que o KPI seja mensurável, pois é através desse acompanhamento e análise que ele poderá trazer resultados cada vez mais eficientes para o seu negócio, e permitirá que você reorganize os investimentos de tempo e recursos, focando nas estratégias que estão trazendo os melhores resultados de fato.
Qual a melhor forma de acompanhar os KPIs da sua empresa?
Como dito anteriormente, os KPIs da sua empresa precisam ser acompanhados periodicamente para realmente serem valiosos para o seu negócio.
No entanto, a periodicidade em que esse KPI será analisado é relativa – e vai depender do seu objetivo e das suas necessidades.
No caso dos KPIs de venda, por exemplo, é interessante que sejam acompanhados de forma diária ou semanal, enquanto outros, como os que se referem ao marketing, costumam ser acompanhados quinzenal ou mensalmente.
Quais tipos de KPI uma empresa pode acompanhar?
Agora que você já sabe o que são KPIs, é hora de entender os tipos existentes para, a partir daí, conseguir escolher os que fazem mais sentido para você.
Existem três categorias de KPIs:
- Primários;
- Secundários;
- Práticos.
Vamos entender cada um deles a seguir.
KPIs Primários
Os KPIs primários são aqueles encontrados de forma mais rápida e fácil. São os que trazem, de forma mais evidente, o resultado da empresa.
Seriam eles:
- Leads
- Custo de aquisição por lead
- Tráfego
- Taxa de conversão
- Receita por compra
- Receita total.
KPIs Secundários
Os KPIs secundários são um pouco menos “óbvios” do que os KPIs primários, e normalmente são responsabilidade dos setores integrados à diretoria da empresa.
Dentre eles, se destacam:
- A média de preço por compra;
- A quantidade de visitantes nos canais da empresa;
- O custo por aquisição de leads;
- As origens de tráfego para o site; etc.
De modo geral, os KPIs secundários serão responsáveis por monitorar os resultados que foram levantados pelo KPIs primários.
KPIs Práticos
Por fim, temos os KPIs práticos, que irão destrinchar os KPIs primários e KPIs secundários e entender como foi possível alcançar cada um desses resultados.
Dentre esses números, temos:
- O volume de tráfego;
- Interações sociais;
- O número de visualizações em posts ou vídeos nos canais da empresa;
- Como está o alcance de cada publicação;
- Como está o ranqueamento das páginas da empresa nos mecanismos de busca;
- Quais páginas foram mais acessadas no site; etc.
Como aplicar os KPIs na sua empresa?
Existem vários tipos de KPIs que podem ser aplicados em uma empresa. É preciso ter muita estratégia na hora de definir quais serão os indicadores-chave de performance da sua empresa.
Por isso, vamos explicar quais são os principais KPIs de uma instituição e, a partir disso, você poderá escolher os que fazem mais sentido para o seu negócio.
Dentre os principais KPIs, destacam-se:
- KPI de eficiência;
- KPI de capacidade;
- KPI de lucratividade;
- KPI de rentabilidade;
- KPI de competitividade;
- KPI de efetividade;
- KPI de valor.
Vamos entender cada um deles a seguir.
KPI de Eficiência
Os KPIs de eficiência são fundamentais para entender como conseguir o melhor resultado possível com a menor quantidade de recursos, ou seja, como otimizar a utilização dos recursos existentes para ampliar a performance da empresa.
KPI de Capacidade
Você sabe quanto a sua empresa consegue produzir diariamente, semanalmente ou mensalmente?
É através do KPI de capacidade que você irá descobrir a capacidade de produção do seu negócio e, a partir disso, conseguir planejar os próximos períodos.
KPI de Lucratividade
Os KPIs de lucratividade ajudarão a entender o percentual do lucro em relação às vendas totais da empresa.
Ou seja, é o momento de avaliar como está o lucro do negócio.
Para calcular a lucratividade da sua empresa, é possível fazer um cálculo simples:
Lucratividade = (Lucro líquido / Receita bruta) x 100
KPI de Rentabilidade
Como o próprio nome diz, os KPIs de rentabilidade ajudam a identificar como está o percentual entre a receita e os custos da empresa e se, dessa forma, ela está rentável.
KPI de Competitividade
Analisar a concorrência é fundamental para construir uma empresa eficiente. Para isso, é preciso ter uma rotina de benchmarking: acompanhar o que a concorrência está fazendo para aprender com seus erros e acertos.
KPI de Efetividade
Um dos pontos mais importantes de se acompanhar em uma empresa é a eficiência.
Com os KPIs de efetividade, você consegue conjugar as duas coisas: eficiência e eficácia e analisar a rotina, os processos e o crescimento do seu negócio considerando essa perspectiva.
KPI de Valor
Quando pensamos nos KPIs de valor, identificamos quanto em média cada cliente tende a desembolsar para conseguir adquirir seu produto ou contratar o serviço, sempre analisando essa informação comparando com a satisfação dos consumidores.
Isso irá mostrar o valor do produto ou serviço da empresa para os clientes, tanto do ponto de vista de preço quanto de valor emocional.
Saber o que são KPIs e qual sua importância é fundamental para a construção de uma empresa eficiente e sustentável. É necessário entender a performance do negócio e analisar esses números de forma estratégica para que, futuramente, eles sejam usados nas tomadas de decisão das empresas.
Ficou alguma dúvida sobre o que são KPIs e qual a sua importância para o negócio?
Deixe um comentário.