A geração de leads B2B é qualificar e criar uma carteira de clientes empresariais. Esse tipo de prospecção é mais complexa e difícil de ser feita do que leads residências. É também considerada o desafio número 1° para profissionais de marketing.

 

Vender para empresas não é o mesmo que vender para pessoas físicas, aliás envolve muitos outros fatores. Além do ticket médio do projeto fotovoltaico ser quase sempre muito maior.

 

Saiba mais sobre leads em: O que é um lead para energia solar

 

Não existe uma maneira exata de gerar leads B2B como o varejo. Porém algumas boas práticas e estratégias facilitam esse processo, e dão a direção necessária para o caminho certo. Vamos conferir?!

 

Antes de tudo, sua persona!

É preciso sim que você saiba quem você está procurando, o perfil dos leads B2B, não só de empresas, mas o perfil das tomadoras de decisões desse negócio.

 

Defina antes qual público B2B você vai focar: Comércios, consultórios, postos de gasolina, supermercados, escolas…

 

Empresas são pessoas, defina também com quem você quer falar dentro dessas empresas, e qual é o perfil ideal para você. Independente da estratégia que você irá usar, isso vai te ajudar muito.

Leia também: O que é e como construir um funil de vendas

Crie conteúdos valiosos para seu lead

Por mais que Inbound Marketing se saia melhor com o B2C, não deixa de ser uma das melhores estratégias de marketing que existem.

 

Por isso, foque em conteúdo específico para os tomadores de decisão. Caso um dos focos da sua empresa seja atender Postos de gasolina, por exemplo. 

 

Você pode produzir conteúdos sobre como o quanto a Energia Solar pode economizar nos Postos de gasolina, os benefícios e até mesmo o uso de marketing que podem na empresa empresa quanto ao Branding.

 

Invista em outros canais

Seus clientes B2B não estão apenas lendo o blog. Muito pelo contrário. Pesquisas mostram que o maior tráfego da internet está em vídeo.

 

Não deixe de produzir cases comerciais e industriais da sua Empresa de Energia Solar. Isso facilitará não só a ser encontrado por seus clientes. Mas a ter provas concretas para convencê-los a escolher a sua empresa.

 

E se possível, produza vídeos específicos que seu cliente possa pesquisar quando estiver interessado em Energia Solar.

 

Procure empresas pela internet

Deixar de lado a forma antiga, mas que funciona seria um desfavor. O outbound funciona como nunca!

 

Use a internet para encontrar os negócios que você deseja prospectar. Redes sociais é o local ideal para isso. Em especial o LinkedIn.

 

O LinkedIn é um grande lar de empresas e tomadores de decisões. Certamente muitos dos seus potenciais clientes estão lá. Você pode pesquisar pelo perfil de público que você deseja contatar. 

 

Ou mesmo acompanhar grupos ativos e assuntos sobre Energia Solar. Muitas vezes esses grupos podem promover anúncios.

 

Mas para não deixarmos o Instagram e o Facebook de fora. Uma ótima estratégia é o famoso pescar em balde.

 

Que se trata resumidamente de você contatar por meio de direct as pessoas que interagiram com as publicações da sua empresa. Mas antes claro, certifique-se de está falando com o público que você deseja.

 

Assista também um vídeo dos nossos experts sobre: Como conseguir leads para energia solar

 

Conclusão

Embora os leads de B2B sejam evasivos e difíceis de conseguir, eles são extremamente alcançáveis.

 

 O segredo é encontrar um método que funcione para você e usá-lo de forma constante. Fazer uso de todas essas estratégias pode economizar uma boa quantidade de tempo.

 

Com o tempo, você estará mais perto de fazer exatamente só o que mais funciona para sua empresa.