Quer saber como implementar o E-mail Marketing na sua empresa de Energia solar? Leia esse artigo até o final!

O E-mail marketing é uma das melhores estratégias do Marketing Digital, onde acontece também uma das melhores conversões. Perdendo apenas para site e as redes sociais.

 

Porque usar E-mail Marketing

Um dos motivos para o e-mail marketing ter essa relevância toda certamente é seu alcance. Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. Que deve crescer para 4,5 bi até 2024, esse número representa mais da metade da população mundial! Muita coisa né?!

No e-mail o alcance também é total, enquanto nas redes sociais o algoritmo define se o seu conteúdo ou anúncio vai ser entregue ou não para determinadas pessoas. 

No e-mail não importa se você tem uma lista de mil ou milhões de leads. Todos estão propícios a receber sua oferta. Logo o resultado é mais previsível que nos outros canais.

Esse é outro motivo do e-mail ser tão poderoso, a lista é sua, o e-mail é um canal próprio. Que em outras mídias os dados dos usuários são sempre da plataforma. Aqui os dados são só seus.

Ok, entendi que o e-mail marketing é uma estratégia incrível, mas como isso funciona no mercado de energia solar, ou mais especificamente na minha integradora?

 

E-mail Marketing no mercado Energia Solar

O e-moail marketing pode ser usado para vários objetivos na sua empresa, não só para ofertas e promoções sobre kits de energia solar, que em alguns casos pode não funcionar tão bem.

Vems muitas integradoras pegando o e-mail e o telefone dos seus possíveis clientes, e só trabalham a venda pelo telefone. O e-mail sempre é visto como canal secundário, e quase irrelevante. 

Posso afirmar para você que fazendo isso, você tá deixando muito, muito dinheiro na mesa.

O e-mail é a oportunidade perfeita para trabalhar o seu relacionamento com esse lead. Se você não converteu ou qualificou esse lead na primeira ligação, não desista desse lead! Engaje-o por meio de uma estratégia de e-mail marketing. Você irá se surpreender com os resultados.

Você pode:

  • Promover conteúdos sobre Energia Solar.
  • Educar os leads da importância de ter um sistema em casa, na empresa, ou indústria.
  • Vender. Traga boas ofertas e facilite o atendimento quando ele estiver interessado.
  • E claro, fazer o pós venda do projeto.

 

Como planejar uma campanha ou fluxo de e-mail marketing

Qualquer ação de marketing que você fizer precisa de planejamento, com o e-mail marketing não é diferente. Caso contrário você não aproveitará quase nada do que a estratégia é capaz.

Primeiro defina qual o objetivo da campanha. É vender mais? nutrir seus leads? qualificar?

Depois crie a sua persona, se você escrever um e-mail para todos, não estará falando com ninguém!

Pense em quem você vai se comunicar, se por exemplo for um fluxo de conteúdo, Identifique os possíveis problemas que essa persona tem por não usar energia solar.

Como você vai captar esses leads?

Através de formulários no seu site?  campanhas de anúncios que levarão as pessoas para uma landing page? Materiais ricos como planilhas, infográficos e pdfs em troca do email?

Como você vai segmentar essa lista?

Como vimos na persona, você não deve escrever para todo mundo, afinal nem todo mundo tem o mesmo interesse. E dependendo da campanha, você deve falar para pessoas bem específicas. Qualificação é conversão.

Você segmentar por:

  • Características demográficas: localização, idade, gênero etc.
  • Interesses: pessoas que gostam de assuntos como meio ambiente, arquitetura, etc.
  • Histórico de interação: para pessoas que abriram seu email nos últimos 30 ou 60 dias, etc.
  • Etapa do funil: Se elas já chegaram a pedir a pré-proposta, orçamento, etc.

 

Conclusão

Depois de definir tudo isso, seu planejamento está pronto para ser executado!

Na fase de execução você deve se atentar a alguns pormenores como qual a frequência dos e-mails, escolher a ferramenta de email marketing e quais serão as métricas analisadas.

Com isso você obterá resultados que não tinha ao fazer somente a boa e velha venda direta. Planeje e execute. Quando as métricas vierem, veja se está dando certo ou não. Sempre dá pra melhorar!

 

E se quiser saber mais sobre ferramentas de marketing, não esqueça de conferir:

Ferramentas de marketing para o mercado de Energia Solar