A energia solar para empresas é uma alternativa muito interessante para quem quer economizar e aumentar a rentabilidade da instituição.

No entanto, os vendedores que trabalham nesse ramo enfrentam algumas dificuldades na hora de fechar negócio: algumas objeções de compra são, de fato, bem delicadas, e é preciso muito conhecimento de mercado e um excelente treinamento do time comercial para driblar cada uma delas.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para falar mais sobre o tema.

Você quer aprender a vender energia solar para empresas, reduzir as objeções de compra e melhorar as rotinas e processos internos da sua equipe de vendas?

Continue a leitura.

Os desafios de vender energia solar para empresas

Vender energia solar para empresas é um excelente negócio, mas é preciso ter muito conhecimento e jogo de cintura para lidar com os desafios dessa tarefa.

Dentre os maiores desafios de vender energia solar para empresas, destacam-se:

  • o fato de se tratar de um investimento com um custo inicial mais elevado;
  • a falta de conhecimento por parte dos consumidores a respeito da economia, como funciona e os benefícios dessa alternativa;
  • o fato de ser considerado um investimento de alto risco, principalmente pelo fato de que a resolução normativa está desatualizada e não acompanha a evolução e as necessidades desse mercado.

Investimento com custo inicial elevado

Apesar de trazer excelentes benefícios e uma economia de aproximadamente 95%, o investimento inicial em energia solar para empresas pode ser mais elevado do que o esperado, o que resulta em um longo período até que ele realmente se pague e comece a trazer uma economia real para a instituição. 

Falta de conhecimento sobre economia e benefícios

Infelizmente ainda é comum encontrarmos empresas e gestores que desconhecem os benefícios da energia solar e que não entendem como funciona esse mercado, tanto para quem quer comprar através do mercado livre quanto para quem quer instalar uma fonte de autogeração de energia através de sistemas fotovoltaicos.

É considerado um investimento de risco

Por ser algo relativamente novo e, combinado com uma resolução normativa defasada, muitas pessoas ainda acreditam que o investimento em fontes de energia renovável são um investimento de risco.

Cabe a empresa conseguir apresentar os benefícios e soluções para os responsáveis, apresentando o investimento como uma excelente alternativa, capaz de trazer bons resultados a longo prazo.

Qual a maior dificuldade ao tentar vender energia solar para empresas?

Tudo o que é novo muitas vezes espanta, e no caso da energia solar essa visão segue constantemente.

O que antes começou como uma opção que parecia muito distante, hoje é uma excelente solução para empresas que querem reduzir os custos em energia elétrica e melhorar a performance da instituição.

Infelizmente, apesar da solução trazer grandes benefícios para aqueles que usufruem da tecnologia, a adesão por grande parte das empresas ainda não é das melhores, e por isso as empresas envolvidas no mercado precisam educar seus clientes, compartilhar informações relevante se, sempre que possível, apresentar resultados positivos para estimular outras empresas a realizarem o investimento.

Como melhorar as vendas de energia solar para empresas?

Para aumentar as vendas de energia solar para empresas, existem algumas atitudes que precisam ser consideradas:

  • estudar o mercado diariamente para conseguir responder todas as dúvidas e rebater as possíveis objeções de compra;
  • apresentar dados que comprovam a eficiência e os benefícios da adoção de um sistema de energia solar para empresas;
  • apresentar cases de sucesso dos clientes;
  • usar uma ferramenta como a SafeLeads para otimizar as rotinas e melhorar o dia a dia da sua empresa.

Seja capaz de responder as dúvidas e rebater objeções

Uma forma de conquistar mais clientes e aumentar a sua relevância no mercado é ter uma equipe comercial capaz de rebater as objeções de compra e responder todas as dúvidas sobre o tema.

Energia solar para empresas é um excelente investimento, mas a sua empresa precisa estar capacitada para reverter as possíveis dúvidas e construir uma imagem de referência no assunto diante o mercado.

Apresente dados que comprovam a eficiência e economia

Nada é mais relevante do que os dados capazes de comprovar a eficiência de um investimento e uma alternativa como a energia solar.

Por isso, é importante que você apresente as informações mais relevantes sobre os seus produtos e serviços para que os possíveis clientes identifiquem suas necessidades e entenda como a sua empresa pode ajudar.

Mostre cases de sucesso dos seus clientes

Cases de sucesso são uma excelente ferramenta para começar o processo de conversão de leads em clientes. 

Separe um tempo para construir esse documento, apresentando como a sua empresa auxiliou cada um dos seus cliente se, além disso, como esse trabalho gerou benefícios realmente significativos para cada um deles.

Esse material pode ser disponibilizado no site, na proposta comercial ou caso o possível cliente solicite informações a respeito.

Utilize ferramentas de apoio, como a SafeLeads

A SafeLeads é a primeira ferramenta de CRM voltada unicamente para a gestão comercial de empresas de energia solar.

Com uma equipe extremamente capacitada e funcionalidades que permitem otimizar as rotinas da empresa e automatizar alguns processos, a ferramenta pode transformar a realidade dos empresários através das seguintes possibilidades:

  • implementação da jornada de compras;
  • implementação da matriz de qualificação;
  • implementação do funil de vendas;
  • gestão da equipe de vendas;
  • mapeamento dos clientes em todas as etapas do processo;
  • realização de vendas pelo celular;
  • possibilidade de obter relatórios comerciais completos;
  • simulador solar integrado;
  • geração de proposta em tempo real;
  • integração com marketing digital;
  • CRM personalizável;
  • app mobile de vendas;
  • dashboards;
  • agendas.

A SafeLeads é uma empresa pioneira no segmento e que busca diariamente melhorar a sua entrega e tornar as rotinas das empresas de energia solar muito mais eficientes e rentáveis.

Para isso, contamos com uma excelente equipe, tecnologia de ponta e atualizações constantes para transformar a relação entre empresas e seus consumidores.Para entender um pouco mais sobre todas as possibilidades oferecidas pela SafeLeads e como ela pode te ajudar a melhorar a performance da sua empresa no mercado de energia solar, entre em contato conosco.