Cada ferramenta de comunicação tem suas particularidades, e consequentemente sua forma de ser usada para vendas. 

 

Claro que se tratando de uma ferramenta “nova”, nem tudo foi mapeado, e ainda é difícil dizer se aquela ou essa estratégia funciona melhor para todos os vendedores.

 

E se tratando de energia solar, é mais difícil ainda. Então, afinal qual o motivo desse artigo?

 

Mostrar boas práticas que um vendedor precisa ter com seus leads dentro da ferramenta, que ao contrário do e-mail ou de outros canais, é pessoal e dinâmico. 

 

O objetivo deste artigo é que os vendedores parem de agir no amadorismo, sem planejamento.  E passem a vender e gerenciar seus leads de maneira mais consciente, rápida e assertiva.

 

Pronto?

 

7 dicas de como melhorar as vendas e a gestão do atendimento por WhatsApp

 

1) Use um número profissional.

 

Pode parecer óbvio, mas é ignorado por muitos. Um número próprio para sua empresa ajuda você a usar melhor o WhatsApp Business, definir horários de atendimento e muito mais. 

 

Muitas vezes seu foco, por trabalhar no WhatsApp, poderá ser distraído com grupos e outras mensagens que o deixam improdutivo.

 

Utilize um número profissional desde o começo, você sentirá uma boa diferença.

 

2) Tempo é dinheiro.

 

Respostas mais rápidas tornam os clientes mais felizes. Os clientes usam aplicativos de mensagens todos os dias, enviando e recebendo respostas quase que instantaneamente.

 

Quando íamos comprar uma pizza por Whatsapp, achávamos um absurdo se a empresa demorar 10 minutos a nos responder. 

 

E mesmo que a energia solar seja um produto BEM diferente, o comportamento das pessoas continua o mesmo.

 

O pulo para o concorrente é facilmente decidido pela demora ao responder um lead.

 

3) Utilize de multimídias

 

No WhatsApp se todos já estão familiarizados com recursos como Gifs, Stickers, imagens, vídeos, mensagens de voz… Por que não utilizar dessas mídias para mostrar melhor o produto e se conectar com o cliente?

 

Mandar uma proposta por PDF, explicar uma dúvida ou quebrar uma objeção por áudio, ou até mesmo mandar uma figurinha em um momento descontraído pode funcionar muito bem.

 

4) Diferencie Inbound de Outbound

 

Caso você não esteja familiarizado com esses termos, Inbound é quando você faz alguma ação de marketing para que esse lead chegue até você.

 

Organicamente ou com anúncios. Ele já entrará em contato com você com uma consciência maior sobre sua solução, diferenciais e do produto.

 

A venda tende a acontecer diferente do que uma prospecção Outbound, onde você contacta a pessoa, e tem que ser mais explicativo, e tentar ao máximo não ser invasivo.

 

Assista o nosso Dica De Expert com o Raphael para aprender a como conseguir leads Inbound e Outbound:

 

Como conseguir leads de Energia Solar? | SafeLeads

 

5) Não aposte o seu fechamento sempre no WhatsApp

 

Eu sei, o WhatsApp é mais confortável, mas nem sempre é a melhor estratégia você fazer toda a jornada de compra por lá.

 

Opte sempre que puder para reuniões ou ligações objetivas e não só trocas de mensagens. Se mal usado, o WhatsApp pode estagnar a venda e fazer o cliente sumir, principalmente no fechamento.

 

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