Ferramentas de marketing digital agilizam seu processo, te dão previsibilidade, aumentam a produtividade da sua equipe e é de excelente ajuda na criação de novas estratégias, campanhas e análise de métricas.

Só para você ter uma ideia, a pesquisa TechTrends realizada pela Resultados Digitais e a Rock Content, apontam que 93,1% das empresas que utilizam o marketing digital trabalham com pelo menos uma ferramenta da categoria.

De fato, sem essas ferramentas seria quase impossível trabalhar com produtividade e conquistar objetivos de forma rápida.

Se você como integrador tem deixado passar essas ferramentas até hoje está na hora de conhecê-las e adotá-las em sua empresa.

Afinal o processo de marketing em uma empresa de energia solar demanda muito trabalho, e ter boas ferramentas pode ajudar e muito no alto desempenho de um setor tão importante como esse.

Sem mais delongas nesse post preparamos 5 ferramentas básicas que sem dúvidas, você precisa considerar usar em sua empresa de energia solar!

CMS 

CMS são plataformas de gestão de conteúdos, elas permitem gerenciar projetos como sites, blogs, landing pages e uma série de outras coisas.

 Além disso, ela também permite criar e editar qualquer tipo de conteúdo e publicá-lo em suas respectivas plataformas como Youtube, Instagram e agregadores de podcasts. Além de diversas outras ferramentas adicionais que te ajudam na gestão do cotidiano.

O WordPress é a principal ferramenta desse meio. Sendo a mais usada no mercado graças ao seu fácil uso e uma alta quantidade de plugins e extensões que ajudam na rotina do profissional de marketing.

 Além claro, do poder de alterar qualquer coisa em seu site sem usar uma única linha de código.

Analytics

São plataforma que possibilitam mensurar métricas de campanhas na web.

Sua função é analisar indicadores de resultados em campanhas de sites, blogs, redes sociais ou seja qualquer outro canal de marketing.

Google Analytics é a melhor ferramenta para isso, integrada pelo Google ela garante que os usuários tenham o melhor em suas mãos.

O Analytics permite criar indicadores e acompanhar de perto diferentes setores da empresa através de dashboards.

Contudo, ela também se integra com redes sociais, blogs e muitas ferramentas de automação de marketing, monitorando e entregando o ouro que as métricas tem a oferecer.

Google Analytics

Automação de marketing

A automação de marketing entre suas diversas funcionalidades, tem como foco principal tornar mais rápidas tarefas manuais e gerenciar de forma automática grande parte de um projeto complexo.

 Ela permite  não só que você faça mais com menos esforço, mas também que você controle o disparo de campanhas até o monitoramento dos resultados.

RD Station é uma referência no mercado B2B de automação, ela trás soluções em marketing e vendas na mesma ferramenta. Igualmente capaz de gerar tráfego, captar leads e a partir de um CRM também ajuda a gerar mais vendas.

SEO

É o conjunto de estratégias para otimização de conteúdos e páginas que visam, em primeiro lugar, alcançar melhores posicionamentos nos resultados orgânicos do Google.

Essas plataformas agregam as mais variadas funções, isto é, como pesquisa de palavras chaves, otimização de web sites por meio de plugins e uma série de outras técnicas para ajudar seu site a chegar na primeira página dos resultados do buscador.

Yoast é a ferramenta da vez, sendo a melhor opção para auxiliar os motores de buscas. O mais valioso plugin do WordPress que ajuda e muito no rankeamento das buscas orgânicas.

O plugin sobretudo, identifica aspectos de SEO em sua página e dá dicas de como melhorar sua posição nos navegadores promovendo mudanças significativas que de fato geram resultados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ajuda a atrair seu público através de estratégias de venda não direta.

Diferente da venda direta, esse tipo de estratégia  é usada a saber educar seu público por meio de conteúdos em blog, Instagram, Youtube, etc. E conduz o mesmo para um funil de vendas até se tornarem clientes da sua marca.

Desenvolvido pela Rock Content o sotfware Rock Studio é o mais famoso desse meio. Ela passa por todas as etapas de criação de conteúdo no intuito de abraçar desde a gestão de seu planejamento até a integração nas redes sociais.

Gestão de redes sociais

As plataformas de mais alto valor hoje são as redes sociais, de tal forma que é ali onde seu público está, seus clientes e suas oportunidades.

 Elas estão presentes em qualquer estratégia digital atualmente. Assim podendo ser trabalhado tanto a divulgação orgânica quanto anúncios pagos.

O Buzzsumo é uma ótima ferramenta que não te ajuda apenas no planejamento, criação, agendamento e publicação.

Além disso, também ele possui estruturas de buscas para você encontrar o que está mais em alta do seu nicho. Calculando seu desempenho e de seus concorrentes.

Buzzsumo

Demos foco aqui a ferramentas básicas do marketing digital que muitos do mercado solar podem ainda não conhecer mas que ajuda e muito na criação e otimização dos projetos e campanhas do seu negócio.

E você? Usa alguma dessas ferramentas ou alguma outra que não foi listada aqui? Comenta aqui embaixo.

Além disso, estamos criando conteúdo de alto valor sobre marketing digital em nosso canal do YouTube, para conhecer é só clicar aqui!