O objetivo de uma gestão otimizada é clara: garantir o crescimento da empresa por meio de processos mais automatizados e produtivos, entregar um serviço/produto de qualidade ao cliente e no final de tudo ter mais lucratividade para o negócio.

Esta parte tão importante da empresa quando é acometido falhas pode comprometer toda uma operação dentro de um setor. Por isso se atentar-se a alguns erros podem está acontecendo é essencial  para um melhor desempenho de toda a companhia.

Vejamos os mais frequentes e mais danosos erros como gestor que você pode estar cometendo.

Não arrumar a “casa”

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “arrume sua casa antes de querer mudar o mundo”. Essa frase se adapta muito bem ao meio empresarial como “arrume os processos da sua empresa antes de almejar metas maiores.”

Dessa forma é importante levar em conta que uma boa gestão acontece primeiro quando as operações estão organizadas.

Muitas pessoas já têm problemas dificuldade de organização em nível pessoal, e ao participar de uma operação com múltiplas tarefas adiciona complexidade, para isso existe o gestor.

Assim, a primeira coisa a fazer é arrumar a “casa”. Estruturar operações(ou tarefas) e determinar responsáveis de maneira que você a tenha bem executada ao final do ciclo.

Só quando, sobretudo, esse sistema estiver funcionando que você deve se dedicar a decisões mais estratégicas, com um olho no desempenho da empresa e o outro nas novas metas que você quer alcançar com o time.

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=gJ0nxsxQW2M

 Não se comunicar com o time

A comunicação é a base da coisa mais importante que você deve passar como gestor: Clareza. Olhe para dentro da sua empresa e identifique os processos que funcionam(ou não funcionam).

Quantas vezes você teve que medir esforços para contornar um erro bobo quando sua origem estava apenas em um mal entendido?

Não existe uma receita de bolo para se comunicar da maneira mais correta com o time, mas aqui vai algumas sugestões universais:

Envolva-os no planejamento e alinhe as expectativas e o que deve ser entregue. Dessa forma ao planejar metas objetivas com o time você demonstra clareza nas prioridades da empresa.

Com frequência, converse com todos os setores da empresa. Estoque, marketing, vendas e financeiro.

Você pode adotar uma ferramenta de comunicação interna pro time como a SafeLeads para evitar a bagunça e organizar a empresa. Assim você evita ruídos que prejudicam negociações e afetam o faturamento.

Não direcionar os esforços ao cliente

Muitos gestores se perdem em processos internos e esquecem de olhar pro real objetivo de ter uma gestão eficiente, tornar a experiência do cliente melhor e mais fluida. Por isso, nunca se esqueça de olhar quem está do outro lado, todo o trabalho da empresa é direcionado a ele.

Por isso nunca pare de estudar a persona da sua empresa, conforme a empresa cresce seu cliente muda, e o público alvo da empresa também muda.

Para a empresa crescer e se desenvolver você precisa traçar metas, planos e objetivos que a levem a algum lugar. É a venda é o único combustível possível para essa viagem.

Fizemos um material completo sobre gestão exclusivo para sua empresa de energia solar, corrija todos os erros restante e tenha uma gestão ainda mais forte na sua equipe e nos seus processos.