Mesmo com os impactos negativos decorrentes da pandemia, o mercado solar foi um dos poucos que se manteve funcionando em meio ao furacão.

 

Diferente de outros setores e empresas que infelizmente foram duramente afetadas, nós tivemos um crescimento de média 30% no primeiro trimestre de 2020, que poderá chegar a 60% em relação a 2019 até o final deste ano.

 

Uma recuperação absurdamente rápida para um setor que teve 70% de queda nas vendas de kits fotovoltaicos em todo o Brasil nos 2 primeiros meses da pandemia.

 

Mas afinal, quais são as expectativas e o que esperar de 2021 para o mercado de energia solar?

 

Estávamos vendo há alguns anos um crescimento de 3 dígitos todo ano no mercado solar até 2020, e tudo indica que esses números pretendem voltar no ano que vem.

 

Não só porque o mercado teve uma recuperação incrível, mas também pela demanda reprimida que tivemos esse ano, impossibilitando muita gente de ter acesso a Energia Solar.

 

Entretanto, o maior desafio que as empresas irão passar é problema da logística internacional. Muitos equipamentos e novas tecnologias são exportadas de fora do Brasil, principalmente da Ásia, e os navios por muito tempo permaneceram inativos ou sem possibilidade de atender a demanda das fornecedoras.

 

Ou seja, a demanda volta a se aquecer rapidamente e de maneira global, e como já é comum de acontecer a América Latina perde para a Europa em prioridade dessas cargas.

 

O frete então dos equipamentos chegaram a níveis de aumentar 600% o seu custo, e pequenas fornecedoras com contratos já fechados acabam tendo que arcar com isso de forma bem pesada.

 

A alta demanda e o volume baixo de exportações podem fazer também que os preços dos equipamentos subam de preço.

 

Mas, apesar de a princípio o cenário possa ser negativo e muitas incertezas ainda pairam no ar, a tendência é que a maioria das coisas voltem ao normal ainda em 2021, como por exemplo o limite maior de crédito para financiamentos de Energia Solar, que foi limitado esse ano.

 

O mercado brasileiro tem conseguido amadurecer e se estabelecer como um gigante do setor de forma muito rápida e exponencial, e isso com certeza irá refletir nos resultados que virão nos próximos meses e anos.