O que é um lead? E como ele pode alavancar minhas vendas de Energia Solar?

Oportunidades de Negócios!

Depois de muitos questionamentos ao apresentarmos o Safeleads, notamos que há um certo desconhecimento e equívoco quando abordamos conceitos como “leads”, pensando nisso decidimos elaborar materiais educativos para que as dúvidas vão embora e deem lugar a muito conhecimento e estratégias de negócio, então bora lá.

O lead é um potencial, alguém que já demonstrou interesse sobre seu negócio e produto, que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre como sua empresa pode solucionar seu problema, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece por meio do preenchimento de informações por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta de valor podendo ser um conteúdo, avaliação, pedidos sobre produto/serviço ou para assinar sua newsletter (novidades em primeira mão).

Vamos lá, nossa empresa hipotética XZSOLAR investe em campanhas de marketing em suas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn, nesse contexto cada usuário (pessoa física ou jurídica) que clique no botão “Quero Orçamento” e preencha suas informações de contato, está disposta a saber mais sobre o produto e serviço que a XZSOLAR tem a oferecer, a partir deste processo classificamos este usuário como LEAD ou seja uma oportunidade de negócio.

Por meio destes dados valiosos o time de vendas da XZSOLAR deve estar engajado em responder o mais rápido possível e usar o tempo a seu favor, como assim? o tempo de resposta pode definir o fechamento de um contrato ou não ou ainda comentários negativos sobre a empresa. Pesquisas sobre a experiência de compra da Forrester empresa norte americana que trabalha oferecendo soluções nesta área, apontam que:

  • 73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade.
  • 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas.
  • Consumidores já estão acostumados a pesquisar diferentes empresas, fornecedores, comparar preços e buscar pela melhor condição. Entretanto, ao encontrar uma dúvida sobre um produto e fazer a mesma pergunta para diferentes negócios, 78% dos consumidores irão comprar da primeira empresa que responder suas dúvidas, frequentemente colocando o valor em segundo plano.

Dados mais que convincentes não é mesmo?! O tempo de resposta se tratando de vendas é questão de fechamento ou não, por isso realizar a gestão do atendimento, elaboração de propostas e orçamentos com eficiência tornou-se mais que necessária.

Outra situação comum é que alguém poderia ser abordado por um membro da sua equipe comercial, desde que seja o momento certo para tal, ou este lead entre em contato via telefone pedindo informações, orçamentos, demonstrando interesse pelo o que vocês têm a oferecer, nestes casos também os classificamos como leads.

Agora que já entendemos o que é um lead você será capaz de enxergar estas oportunidades com outra perspectiva isso porque, especialmente quando falamos do processo de compra por parte do cliente entendemos que ele não é feito de forma impulsiva, mas sim planejada, com muita pesquisa e relacionamento com a equipe comercial, ainda mais se tratando de um investimento de alto valor agregado e com longa duração é uma decisão muito importante para o cliente no qual ele precisa de assertividade.

Em breve vamos disponibilizar mais conteúdos ricos sobre a jornada de compra do lead, funil de vendas e relacionamento para que juntos possamos otimizar a performance de vendas do seu negócio. Se você quiser receber mais materiais como este, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.


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