É isso mesmo que você acabou de ler, pare de vender energia solar! Mas calma, que vamos te explicar todos os detalhes de nossa afirmação.

Um estudo feito pelo Sebrae mostrou que em 2020 devem surgir aproximadamente 5 mil empresas instaladoras de energia solar. E que 90% das empresas de energia solar que existem hoje, não existiam em 2016 (Absolar).

Esses dados mostram o crescimento de larga escala da competitividade no mercado, trazendo para o nosso tema esse fator aponta a importância de ter uma estratégia de venda assertiva. Quem não se diferencia torna-se apenas mais um na multidão.

Ou seja, vender energia solar hoje em dia é commodity, nunca antes foi preciso mudar a maneira de fazer as coisas no mercado solar como hoje.

Os consumidores modernos já estão cientes do grande leque de opções, e por isso tornaram-se mais exigentes e buscam por novas vantagens em sua experiência de compra. Assim, destacar o seu produto da concorrência já é uma necessidade para alcançar bons resultados.

Conheça bem seus concorrentes e público seu produto, comunicação precisa ser diferentes. Quando você tem clareza estratégica do que o mercado oferece e como eles fazem isso, você é capaz de tomar decisões mais táticas e ter novos insights.

Como fazer isso?

Um bom meio de captar essas informações e estuda-las é com uma análise SWOT, para compreender suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Observando cada ponto interno e externo, é mais fácil de entender como você pode destacar dos demais.

Elabore sua persona, que é uma representação fictícia de seus melhores clientes.

Para desenhar as personas você precisa definir a faixa etária média dos clientes, seus maiores problemas, objetivos, desejos. Assim você conseguirá desenvolver estratégias que realmente impactam seus potenciais clientes.

E por consequência, alcançará melhores resultados em vendas e marketing, por que seu discurso estará focado nos desejos e na melhor forma de resolver os problemas da persona.

Entenda, que se você focar apenas em divulgar e vender seus kits fotovoltaicos especificando marca, atributos técnicos entre outros argumentos vinculados apenas ao produto, sua empresa assim como a grande maioria terá obrigatoriamente de concorrer por PREÇO, quem dá mais e recebe menos, nada vantajoso não é?!

Aproxime-se do seu lead

Invista numa abordagem mais consultiva, que visa obter informações importantes, como, as necessidades e desejos do lead. Esses dados facilitaram sua apresentação, com argumentos personalizados focando especificamente no contexto da pessoa que está em negociação.

Essa mudança de atitude irá gerar ainda mais valor durante o processo de decisão de compra, por meio de informações táticas e perguntas oportunas.

Espero que ao longo do texto você tenha percebido a importância de entregar valor e não um produto. Lembre-se de que elas compram os resultados que o produto trará, por isso crie um atendimento de VALOR, pois, valor = vale a pena comprar de você. Esperamos que estes insights transformem sua visão comercial e traga resultados positivos ao seu negócio.