O objetivo dos softwares de marketing é só um: tornar o trabalho mais rápido e assertivo.

 

Se você passa mais tempo organizando postagem, emails, métricas e dados em 50 planilhas diferentes. Está na hora de você pensar em ferramentas que agilizem seu trabalho e dos seus funcionários.

 

Nesse artigo vamos explicar o que é software de marketing, para que serve e quais usar no momento certo.

 

O que são Softwares de Marketing

 

A grande maioria dos softwares de marketing são automações, e é o que vamos nos ater nesse conteúdo.

 

Essas automações tem como função unir e gerenciar o caminho entre o lead e a sua empresa. Fazendo tudo isso com otimização.

 

Ou seja, ela automatiza atividades que você ou seus funcionários teriam que fazer manualmente e com muito mais trabalho. 

 

Dando espaço para sua equipe focar em estratégia, e não no operacional.

 

Qual a diferença entre software de marketing e CRM?

 

Os softwares de marketing obviamente  cuidam das ações de marketing, como email marketing, construção de landing page, relatórios de métricas, programação de conteúdos, etc.

 

Além de muitas outras funcionalidades que também ajudam na composição de uma estratégia.

 

Já o CRM é uma plataforma com foco no relacionamento com o cliente, com registros de ações realizadas como ligações, emails, tarefas e agenda.

 

É o CRM que acompanha a jornada do cliente após o mesmo se tornar lead. Antes disso, o trabalho é todo feito pelo marketing.

 

Quais são os benefícios de um software de marketing?

 

Automatiza os processos

 

Hoje com a internet podemos analisar inúmeros tipos de dados, inúmeros mesmo. Ao ponto de ficarmos paralisados por não saber que tipo de análise é mais importante e relevante.

 

Para você conseguir gerenciar todas essas informações, tais como métricas de leads, cadastros de clientes e encaminhamento de emails e os seus resultados. Se faz necessário uma ferramenta de auxílio.

Otimização de tempo

 

Com tarefas automatizadas por uma ferramenta competente, seus funcionários ficam livres de atividades operacionais e podem focar mais tempo se relacionando e engajando clientes, melhorar a prospecção por meio de estratégia e consequentemente gerar mais conversões.

 

Precisão nos dados

 

Sem um software de marketing é bem possível que alguns dados relevantes sejam metrificados de modo incerto, ou até mesmo com apenas estimativas. Caso você não tenha uma pessoa focada em trazer isso para você.

 

Integração

 

Na grande maioria dos softwares de marketing conseguem se comunicar diretamente uns com os outros. Dando assim uma linearidade contínua dos seus processos. 

 

Além de poder também ser integrado com o CRM do seu comercial, deixando o caminho do seu lead muito mais fácil de ser analisado.

 

Os softwares mais famosos do mercado

 

RD station

 

Por meio da RD Station você pode organizar tarefas, otimizar SEO das suas páginas, montar e disparar emails, criar landing pages, criar automações e gerar relatórios.

 

Além disso, ela também oferece um CRM gratuito.

 

Google Analytics

 

A ferramenta consegue apresentar um panorama completo sobre seu site, importantes para novas estratégias. São eles: visitas no site por período, tempo de permanência, origem dos visitantes e muitos outros.

 

Mlabs

 

Com a Mlabs você gerencia todas as suas redes sociais em um só lugar. Programar postagens e analisar as métricas do seu perfil.

 

SemRush

 

O SemRush oferece soluções voltadas para o trabalho de SEO, como metrificar a qualidade do conteúdo das suas páginas, uso de palavras chaves mais usadas, e as postagens na web mais famosas de acordo com cada termo.

 

Como pode ver, um software de marketing pode fazer muito mais que organizar dados, mas gerenciar e servir de mapa para futuras estratégias. Além ter o controle em volume dos seus processos.