O fluxo de vendas quando bem desenvolvido pode ajudar e muito a equipe comercial da sua empresa. Afinal, através dele é possível identificar de forma clara os estágios pelo qual o consumidor deve passar até atingir o momento ideal de venda.

Se antes empresas acreditavam que o comercial baseava-se apenas de “feelings”, hoje ele está relacionado ao tão conhecido funil de vendas. Fator que garante maior desempenho e fechamento de vendas por parte equipe comercial.

Quer saber como aplicar a estratégia de fluxo de vendas na sua empresa? Confira tudo aqui no blog:

O que é fluxo de processo de vendas?

De forma simples podemos definir o fluxo de processo de vendas como um guia de ações e atividades que norteiam o comercial.

Grande parte das empresas já possuem um esse fluxo pré-estabelecido. No entanto, ele não está descrito explicitamente aos colaboradores, impedindo que eles identifiquem os métodos que funcionam ou não para a organização.

No entanto, para desenvolver um fluxo de vendas que seja eficiente ele precisa seguir alguns conceitos, dentre eles:

  • Fácil de ensinar: Todos os envolvidos devem ter conhecimento sobre o fluxo, além de poder ser replicado em demais áreas;
  • Escalável: Ele deve possibilitar crescimento de acordo com a demanda;
  • Mensurável: Tenha indicadores que mostrem as análises de performance;
  • Previsível: Apresentar respostas de acordo com a expectativa.

Como desenvolver um fluxo de vendas?

Cada empresa e tipo de produto deve seguir um fluxo de vendas próprio. Mas embora pareça um bicho de sete cabeças, desenvolver esse processo pode ser mais fácil do que você imagina. Comece pelos passos abaixo:

Nesse momento é importante saber que cada empresa vai possuir o número de etapas necessários para conversão de seu cliente. Ou seja, não existe um padrão!

Portanto o ideal é sempre testar e identificar o que funciona e não funciona no seu fluxo de vendas. Mas para isso, você precisa conhecer as principais etapas do fluxo de vendas:

  1. Prospecção: A fase de prospecção se refere a toda forma de contato com intuito de gerar uma venda. Ele pode acontecer por telefone, whatsapp, visita, e-mail e entre outros.
  2. Abordagem: Durante a prospecção é preciso selecionar uma abordagem para gerar credibilidade e apresentar seu produto ou serviço como uma solução ao consumidor. Portanto, aqui é preciso usar do “feeling” do comercial e investigar para gerar uma oportunidade de negócio.
  3. Qualificação: Nessa etapa o vendedor já identificou a necessidade e problema do cliente. Portanto, é hora de apresentar a empresa como principal solução através de benefícios e diferenciais competitivos.
  4. Proposta: A proposta deve considerar tanto as necessidades do cliente quanto os objetivos da empresa. Assim, ela se tornará genuína e valiosa para que o cliente avalie de forma positiva.
  5. Negociação: A fase de negociação é onde o vendedor precisa ter responsabilidade para ser persuasivo e persistente sem ser insistente. Dessa forma, será possível chegar a um acordo bom para ambas as partes.

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