Vender energia solar é um dos maiores desafios das empresas do segmento. 

Apesar de se tratar de uma fonte de energia extremamente interessante, barata e sustentável, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre os benefícios, por exemplo.

A venda de energia solar pela internet também é uma realidade que pode e precisa ser explorada.

O marketing digital e as transações online permitiram que diversos tipos de empresa fizessem negócios através de sites, e-commerce e aplicativos, e para a energia solar não é diferente.

No entanto, vender energia solar pela internet pode ter alguns desafios, e é preciso saber lidar com cada um deles.

Pensando nisso, decidimos escrever esse artigo para tirar todas as suas d

Quais são os desafios de vender energia solar?

Como dito anteriormente, vender energia solar pode trazer diversos desafios para as empresas — que, por sua vez, precisam se preparar para lidar com as objeções de compra e para quebrar todas as barreiras que podem surgir durante esse processo.

Dentre os maiores desafios, estão:

  • é um investimento com custo inicial elevado;
  • falta de conhecimento sobre a solução;
  • regulação vigente defasada;
  • ainda é visto como um investimento de risco.

Investimento com custo inicial elevado

Esse é um dos pontos mais críticos ao vender energia solar: as empresas que buscam investir nessa solução acabam desistindo devido ao custo inicial dessa solução.

Para muitos, o valor do investimento inicial precisa ser baixo e, infelizmente, se compararmos com outras soluções menos sustentáveis, a energia solar acaba ficando mais cara.

Para resolver esse problema, é interessante que a empresa que está prestando o serviço de venda de sistema fotovoltaico consiga argumentar que, devido a grande economia — de aproximadamente 95% — na conta de luz, a longo prazo o investimento se paga e passa a gerar redução dos custos da empresa.

Falta de conhecimento na área

Apesar de falarmos muito sobre a energia solar e esse tema estar crescendo consideravelmente nos últimos anos, ainda é grande o grupo de pessoas que não sabem como essa solução funciona, tampouco seus objetivos.

É papel das empresas que pensam em vender energia solar construir uma base de conteúdos e informações para ajudar a educar o mercado e melhorar essa realidade.

Regulação vigente defasada

Infelizmente, apesar da Resolução Normativa 482 de 2012 da Aneel — Agência Nacional de Energia Elétrica — trazer algumas informações importantes, ela infelizmente ainda não contempla de forma adequada todas as soluções de armazenamento em sistemas conectados à rede, tampouco em outros modelos de sistemas.

Por isso, infelizmente, muitas empresas são resistentes a investirem em energia solar.

O mercado ainda entende a energia solar como um investimento de risco

Por ter uma performance condicionada com fatores externos, como condições climáticas, localização adequada e outras variáveis, a energia solar — e outras fontes de energia renovável — são consideradas um investimento de alto risco.

Como vender energia solar pela internet?

Para vender energia solar pela internet, é preciso passar por algumas etapas importantes.

São elas:

  • conhecer o seu mercado;
  • conhecer o seu público;
  • entender quais são as opções de produtos e serviços possíveis em energia solar;
  • aprender a argumentar com os clientes;
  • utilizar uma boa ferramenta.

Estude o seu mercado

O primeiro passo para vender energia solar é estudar e entender seu mercado ao máximo.

Isso porque, como dito anteriormente, os consumidores costumam ter muitas dúvidas sobre o tema e, quanto mais você souber sobre o tema, maiores são as suas possibilidades de reverter uma venda e aumentar a carteira de clientes.

Além disso, por tratar-se de um tema complexo, é importante que você esteja sempre atualizado a respeito das novidades e melhores práticas desse mercado.

Entenda o seu público

A melhor forma de vender energia solar é, de fato, conhecer o seu público. Afinal, é através dele que você irá identificar:

  • quais são as maiores necessidades do seu mercado;
  • quais são as objeções de compra mais comuns;
  • o que essas pessoas esperam da sua empresa;
  • que tipo de serviços e produtos elas buscam;
  • quais são suas maiores dúvidas sobre energia solar;
  • como a sua empresa tem entregado valor para os atuais clientes;
  • o que os seus clientes consideram um diferencial para uma empresa do seu segmento.

Ao entender todas essas informações específicas sobre o seu público e traçar o perfil do consumidor ideal — a chamada “persona” —, é possível elaborar estratégias de marketing, atendimento, vendas e relacionamento.

Entenda as opções de produtos e serviços que podem ser oferecidos

Para vender energia solar, você pode prestar diferentes tipos de serviços, além de oferecer produtos diversos para os seus clientes.

As opções mais comuns de atuação nessa área são:

  • a venda de sistemas fotovoltaicos;
  • a criação de projetos de sistemas fotovoltaicos;
  • a instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Vender sistemas fotovoltaicos

No caso da venda de sistemas fotovoltaicos, a empresa será responsável pela venda do sistema propriamente dito, mas irá terceirizar outras etapas, como a elaboração do projeto e sua instalação.

Se o objetivo da sua empresa é atuar dessa forma, é preciso ter fornecedores e parceiros de confiança para garantir a qualidade do produto e a satisfação dos clientes.

Fazer projetos de sistemas fotovoltaicos

Antes de comprar e instalar um sistema fotovoltaico, é preciso projetá-lo para as necessidades e capacidade da sua empresa.

Para isso, é necessário que uma empresa especializada atue de forma eficiente e estratégica, focando sempre na melhor maneira de gerar energia solar através dos sistemas fotovoltaicos.

A empresa que atua nesse setor precisa estudar o local onde o sistema será instalado, avaliar as dimensões dos sistemas, conectá-los à rede e, por fim, apresentar esse projeto para os clientes.

Instalar sistemas fotovoltaicos

Por fim, é possível atuar também na instalação dos sistemas fotovoltaicos. 

Nesse caso, a empresa irá atuar apenas na instalação de um sistema previamente adquirido pelo cliente.

Os profissionais envolvidos nesse processo devem ser capacitados e devidamente treinados, para evitar que alguns prejuízos aconteçam.

Aprenda a argumentar com os consumidores

Uma coisa é certa: energia solar não é um gasto, e sim um investimento que, a longo prazo, pode trazer benefícios muito impressionantes para as empresas que decidem investir em sistemas fotovoltaicos.

Por isso, é preciso que o seu time de vendas esteja devidamente alinhado e bem treinado para vender energia solar e ser capaz de driblar as maiores objeções de compra do seu cliente, criando um discurso educativo e de confiança, mostrando os benefícios a curto, médio e longo prazo desse investimento.

Utilize uma ferramenta como a SafeLeads

A SafeLeads é a primeira ferramenta focada em gestão comercial para a área de energia solar, apoiando os empreendedores a conquistarem clientes através de soluções diferenciadas para o dia a dia.

Com a SafeLeads, é possível atuar na implementação da jornada de compras, matriz de qualificação e o funil de vendas da empresa.

Dentre as principais funcionalidades da SafeLeads, se destacam:

  • gestão de equipes e vendas;
  • simulador solar integrado;
  • geração de proposta em tempo real;
  • integração com marketing digital;
  • CRM personalizável;
  • app mobile de vendas;
  • dashboards;
  • agendas.

Vender energia solar pela internet é uma possibilidade e, com o apoio de ferramentas como a SafeLeads, o processo de conversão de leads em clientes é muito mais simples, prático e organizado.

É importante que as empresas que buscam atuar nesse segmento consigam atuar da melhor forma possível, educando o mercado, reduzindo as objeções de compra e, principalmente, oferecendo um suporte de pós-venda aos seus clientes para garantir a satisfação dessas empresas.

Quer saber mais sobre a SafeLeads e como nós podemos te ajudar a alavancar seu negócio? Entre em contato conosco.