Proposta de energia solar: como destacar a sua?

Será que a sua proposta de energia solar é o suficiente para conseguir converter mais oportunidades em clientes?

Esse pode ser um dos maiores desafios na hora de vender energia solar para empresas e uso doméstico.

É preciso entender quem é o seu público, quais são suas necessidades e, a partir daí, dar sequência no processo de criação da proposta de energia solar para seus consumidores.

Para te ajudar nessa missão, nós decidimos criar um conteúdo com algumas dicas que podem transformar seu negócio.

Continue a leitura.

Como se destacar no mercado e fazer uma proposta de energia solar eficiente?

Para conseguir criar uma proposta de energia solar que aumente as chances de conversão, alguns cuidados podem ser interessantes:

  • fazer uma boa introdução da empresa;
  • criar propostas personalizadas;
  • analisar propostas anteriores;
  • inserir cases de sucesso;
  • oferecer mais de uma alternativa;
  • ter uma equipe bem treinada; 
  • estar disponível para tirar dúvidas;
  • usar a tecnologia para otimizar a rotina.

Vamos nos aprofundar em cada um desses pontos a seguir.

1. Faça uma boa introdução da empresa

O primeiro passo para fazer uma proposta de energia solar capaz de converter mais oportunidades em clientes é criar uma boa introdução da sua empresa.

Isso significa que, para começar, é interessante apresentar o seu negócio de forma bem atrativa para o consumidor.

De fato, ao chegar ao ponto de solicitar uma proposta, essa pessoa muito provavelmente já conhece a sua empresa.

No entanto, esse é um espaço para reforçar a expertise da sua empresa e agregar mais valor à sua proposta.

Fale sobre os anos de experiência que a sua empresa possui, sobre a equipe especializada e explique um pouco os serviços e produtos que podem ser comercializados pela sua instituição.

Lembre-se que essa introdução, apesar de precisar “vender o seu peixe”, precisa ser resumida, mas muito eficiente. 

2. Faça propostas personalizadas — e se atente aos detalhes

As propostas precisam ser personalizadas para cada cliente. Mesmo que exista, por exemplo, um documento padrão da sua empresa, é interessante colocar alguns detalhes que remetam ao cliente que solicitou o orçamento.

Esse cuidado mostra que a sua empresa realizou aquela proposta considerando as especificidades do cliente, suas necessidades e que foi feito pensando nas melhores soluções especialmente para aquele negócio.

3. Analise as propostas anteriores e seus resultados

Se você possui algumas propostas anteriores que já foram enviadas para seus possíveis clientes, é hora de analisá-las.

É importante registrar quais propostas tiveram conversões, quais tiveram rejeições e entender dentro desse contexto quais foram os motivos, e como melhorar nas próximas abordagens.

Um fator muito importante que pode ajudar a sua empresa nos mais diversos assuntos é sempre ter registro do que foi feito e seus resultados — e usar essas informações para otimizar a rotina da equipe e melhorar os números a curto, médio e longo prazo.

4. Insira cases de sucesso

Uma das formas mais eficientes de argumentar com os clientes durante uma proposta de energia solar é apresentar os resultados e cases de sucesso que a sua empresa possui.

Se você tiver um grande volume de cases de sucesso, ou com detalhes mais variados, é interessante selecionar aqueles que possuem maior compatibilidade com a realidade do seu possível novo cliente.

Por exemplo, se você está criando uma proposta de energia solar para uma instituição de ensino, opte por cases de sucesso de outras instituições de ensino, ou de empresas que possuem uma estrutura mais semelhante.

Assim, fica mais fácil do cliente visualizar como seriam os resultados caso fechasse negócios com a sua empresa.

5. Ofereça mais de uma alternativa

Se você está preparando uma proposta de energia solar para seus possíveis novos clientes, é interessante incluir mais de uma alternativa.

Pode ser uma boa estratégia dar três opções:

  • um serviço mais básico, que funcionaria como uma porta de entrada para a sua empresa, e que poderá ser negociada com um upsell posteriormente;
  • uma versão mediana, para aqueles clientes que possuem um pouco mais de budget e estão dispostos a pagar um pouco mais por um serviço melhor;
  • e a versão mais robusta, com soluções mais eficientes que serão excelentes para os clientes — essa pode ser uma boa alternativa para aquelas empresas maiores, mais experientes e que sabem o que querem.

Nesse momento, é necessário considerar as particularidades da sua empresa, bem como os produtos e serviços que você oferece, e adequar essa alternativa para a sua realidade.

6. Treine sua equipe de vendas

Ter um processo de vendas e de criação de proposta de energia solar é fundamental para padronizar o atendimento e garantir que as negociações serão feitas com excelência.

Por isso, desenhe todo o processo da sua empresa, desde as possibilidades de abordagem, até o momento da realização da proposta, acompanhamento posterior e processo de formalização de negócios fechados.

Quando mais estruturadas forem as ações da sua empresa, menores serão os problemas e mais otimizada será a rotina da sua equipe.

7. Esteja disponível para tirar dúvidas

Depois de enviar a proposta de energia solar, é importante ter disponibilidade para conversar com o possível cliente e esclarecer alguns pontos.

Aqui é o momento de rebater as objeções de compra, e para isso a sua equipe precisa estar preparada.

A melhor forma de se preparar para isso é estudar a empresa do cliente e passar pelos processos de venda que explicamos anteriormente, que precisam ser definidos considerando todos os cenários, e que funcione como uma espécie de “guia” para a equipe no dia a dia.

8. A tecnologia pode ser uma aliada

A tecnologia também pode ser uma excelente alternativa para ter um negócio mais eficiente. Através de ferramentas como a SafeLeads é possível construir um funil para acompanhar os processos dos leads, descobrir o que está pendente, qual a taxa de conversão da sua empresa e muito mais.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a enviar proposta de energia solar com alto potencial de conversão para seus leads?

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